Drift no brasil
Clique nas imagens para ampliar.
Não faz muito tempo que o drift no Brasil ganhou espaço, notoriedade e conquistou muitos fãs. Foi criado no Japão, em 1970 pelo piloto Kunimitsu Takahashi que usava as curvas e as altas velocidades para fazer derrapagem e facilitar a ultrapassagem de seus oponentes nas pistas. Essas manobras faziam com que os carros ganhassem mais força na saída das curvas que o normal e, por isso, muitos pilotos se interessaram por essa técnica e foram aperfeiçoando as manobras até chegar no que é hoje.
O drift no Brasil é uma das categorias automobilísticas mais divertidas e com mais adrenalina de se praticar, já que une carro, velocidade e manobras, por isso a cada dia ganha mais seguidores e fãs.
Quando o drift no Brasil ficou conhecido?
Os primeiros relatos da história do drift no Brasil é de 2004, quando um grupo chamado Campinas Drift tinha como objetivo percorrer o Brasil divulgando essa modalidade, mas foi em 2006, após o lançamento do filme “Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio”, que o drift no Brasil ganhou muita força e começou a se popularizar por aqui.
Ainda em 2006, o Autoesporte realizou o primeiro torneio de drift no Brasil. Esse evento contou com a presença de três pilotos que eram de outras categorias e utilizaram um carro nacional, o Chevrolet Ômega. Mesmo não apresentando muitas habilidades e técnicas, o torneio teve grande importância para o drift.
Já em 2007, foi criada a primeira equipe de drift brasileira com pilotos experientes, a SLPDrift Project. Juntamente com a Twister Japão, iniciaram um novo marco na história do drift: a importação dos primeiros carros de competição para o esporte nacional. Após alguns meses, os carros Silvia S15 amarelo, Skilyne R34 preto e Nissan SX 180 vermelho começaram a chegar no Brasil.
Era a primeira vez que o drift no Brasil iria contar com pilotos experientes e com carros preparados e apropriados para o esporte. A partir de então, o drift começou a colher seus primeiros frutos e as primeiras equipes importantes foram criadas, como por exemplo a Drift Company (2007) e a Drift Show (2008) e em 2009 teve o primeiro campeonato oficial de drift homologado.
Quando foi a evolução do Drift no Brasil
A ascensão do drift no Brasil ocorreu mesmo na década seguinte e fez com que o drift se tornasse a modalidade automobilística que mais cresceu no mundo todo.
O Super Drift Brasil, um dos principais campeonatos nacionais, foi criado e homologado em 2015 pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e em 2020 foi criado o Ultimate Drift com o intuito de ser o maior campeonato.
Veja Também
O texto acima "Drift no brasil" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.