Drift car
Clique nas imagens para ampliar.
No automobilismo existem diversas categorias com diferentes tipos de carros, pistas, pilotos, estilos e corridas. Uma delas é o drift, estilo que nasceu no Japão e, cada vez mais, ganha popularidade no Brasil.
O drift é uma das coisas mais divertidas que você pode fazer com um carro. Conheça o melhor em drift car para a modalidade automobilística que mais cresce em todo o mundo.
O que há de diferente em um drift car
Primeiramente, um drift car deve ser bastante leve. Forros, bancos extras, e tudo o que for considerado inútil para a competição é retirado, ficando com cerca de 1200 kg, peso muito inferior ao de um veículo comum.
Uma das principais diferenças de um drift car para um veículo de outras categorias do automobilismo são as rodas traseiras. Em um carro tradicional elas rodam separadamente, já no drift, o ideal é que elas rodem juntas facilitando a derrapagem, para isso, é feito a soldagem ou o uso de uma peça chamada LSD.
É importante ressaltar que a única maneira de manter um drift é pela propulsão das rodas traseiras, por isso, muitas competições profissionais não permitem o uso de carros FWD (com tração dianteira) e os AWD (tração nas quatro rodas), embora não seja um quesito que os impeça de fazer a manobra em si.
Outra peça importante para um drift car é o "kit ângulo", peça que vai nas rodas dianteiras do veículo, fazendo com que o carro obtenha maior ângulo e menor probabilidade de rodar na pista. Além dele, o freio de mão hidráulico também é um diferencial.
O melhor em drift car
Embora o drift seja uma categoria onde o piloto é a parte principal para um bom desempenho, é necessário ter um drift car a altura de suas habilidades. Muitos carros são adaptados para as competições, mas com a popularização do esporte, muitas montadoras, principalmente japonesas, oferecem um produto adequado para o drift.
Entre o melhor em drift car do mundo estão o potente Toyota Lexus IS 300, o versátil Honda S2000, o sempre presente Nissan 240SX, um dos pioneiros carros de produção em massa a oferecer "modo drift" autônomo, o Ford Focus RS, o inconfundível Toyota Corolla AE86, o acessível Nissan 350Z, o vintage Nissan 200SX, o icônico BMW M5, o poderoso Ford Mustang V-8 e ainda, o Pontiac GTO, Mazda RX-7, Mercedes-AMG GT 63 S, BMW Série 3 E36, BMW Série 3 E46 e o competitivo Subaru BRZ / Toyota 86 / Scion FR-S.
Veja Também
O texto acima "Drift car" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.