Drift
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Para quem ainda não conhece, o drift ou drifting é uma técnica de direção de carros que surgiu no Japão nos anos de 1970 e consiste em deslizar nas curvas com a traseira do veículo para um lado e as rodas dianteiras no sentido contrário da curva.
No Brasil, o drift ficou mais conhecido em 2006, após o lançamento do filme “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio", que foi essencial para fazer essa modalidade ficar conhecida no mundo todo e despertar o interesse de muitos apaixonados por carro e por muita adrenalina e emoção.
Como começar a fazer drift?
Se você pretende começar a praticar drift, você pode fazer aulas e cursos com profissionais qualificados para ensinar a você os princípios desse esporte. Atualmente, é bem mais fácil encontrar escolas de drifting, já que essa modalidade tem conquistado o coração de muitas pessoas e está cada vez mais sendo procurada.
Quem deseja iniciar a sua carreira de piloto de drift é importante que se especialize em uma das escolas credenciadas pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). A CBA é a associação máxima na administração de esportes motorizados no Brasil. Um de seus principais objetivos é difundir e incentivar a prática de todas as modalidades desportivas automobilísticas.
Também é muito importante que você tenha um carro preparado para esse tipo de esporte para garantir que você tenha toda a segurança necessária na hora de fazer suas manobras. As principais características necessárias são: que seja um carro leve e que tenha tração traseira, porém, a potência do carro é o “item” principal: preferencialmente acima de 1.000CV. Especialistas desse esporte afirmam que a potência do carro gera uma melhor aderência enquanto o carro anda de lado nas manobras.
Quais são os melhores campeonatos de drift?
Atualmente, os maiores e melhores campeonatos de drift do mundo são a Fórmula D (Estados Unidos) e a D1 Grand Prix (Japão). Já no Brasil, os principais eventos de drift são o Super Drift Brasil e o Ultimate Drift Brasil.
Numa competição, os pilotos fazem duas baterias de prova, onde na primeira um competidor vai na frente e o outro atrás, e na segunda bateria as posições são invertidas.
Os jurados que avaliam as provas utilizam critérios conhecidos como: linha, que define o traçado que fará o corredor, ângulo, no qual os juízes avaliam a angulação do veículo, velocidade, que mede a rapidez do circuito e o estilo, ou seja, a técnica e agressividade do piloto.
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