Como montar um carro de drift
Clique nas imagens para ampliar.
O drift é sem dúvidas o esporte mais divertido entre as categorias automobilísticas. Criada no Japão, na década de 70 e aprimorada desde então, o esporte exige habilidade, precisão e paixão.
Normalmente, os carros utilizados no esporte são importados e preparados em solo nacional. Por se tratar de uma categoria com maior expansão entre os esportes automobilísticos, hoje já é possível encontrar oficinas capacitadas e especializadas em como montar um carro de drift que são verdadeiras máquinas de batalhas no asfalto.
Como montar um carro de drift seguro
Embora muitos carros esportivos já sejam entregues, de fábrica, com alguns acessórios indispensáveis para a prática do drift, para um campeonato profissional, os carros são minuciosamente preparados, de modo a garantir maior segurança e desempenho do piloto.
Como montar um carro de drift profissional é uma tarefa importante para todo o resultado nas pistas, ter uma equipe capacitada e especializada é indispensável para que tudo saia conforme o planejado.
Outra importante dica de como montar um carro de drift é que ele deve ser leve para facilitar a manobra, dessa forma, só ficam no carro o que for indispensável para a segurança e desempenho do piloto. Forros e bancos extras, por exemplo, são completamente dispensáveis.
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) indica que a melhor forma como montar um carro de drift seja seguindo algumas normas de segurança como a instalação de gaiola de segurança, extintores, chave geral, banco em forma de concha e cinto de segurança com cinco pontas. Em campeonatos sérios e legalizados, são permitidos apenas a participação de competidores com carros que sigam essas regras.
Como montar um carro de drift potente
A única maneira de manter uma manobra de drift é pela propulsão das rodas traseiras, por isso, ter um carro com tração traseira é o primeiro passo de como montar um carro de drift potente. Além da tração, as rodas traseiras devem rodar juntas para facilitar a derrapagem, para essa adaptação, pode ser usada a soldagem ou a instalação do sistema LSD.
Outras adaptações de como montar um carro de drift potente incluem, kit ângulo, o que permite que o carro alcance o melhor ângulo, dificultando que rode além do necessário na pista. Suspensão adaptada e freio de mão hidráulico também são diferenciais de uma verdadeira máquina, além, claro, das adaptações de potência de motor.
Ter um equipamento potente e seguro é fundamental para a prática do esporte, mas no drift, o que faz mesmo a diferença são as habilidades dos pilotos.
Veja Também
O texto acima "Como montar um carro de drift" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.