Como fazer drift

Como fazer drift - 1
Como fazer drift - 2
Como fazer drift - 3
Como fazer drift - 4

Clique nas imagens para ampliar.

Como fazer drift

É de se esperar que,  praticamente, todos os fãs de cinema que já assistiram ao filme "Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio" já tenham se questionado como fazer drift.

O drift é uma modalidade onde os carros derrapam a traseira em curvas em alta velocidade. Durante as manobras, o eixo traseiro do veículo acompanha o trajeto da curva, como se deslizasse de lado nas pistas.

Entenda as melhores formas de como fazer drift

Existem diversas maneiras de como fazer drift. Para os iniciantes, o ideal é poupar na velocidade e treinar em linha reta, até que se tenha a habilidade e segurança necessários para controlar o veículo na hora da manobra.

Em suma, podemos dividir o processo do drift em quatro etapas: entrada, sobre esterço, controle e sustentação, e saída. Na prática, a tomada de decisão para cada etapa da manobra é tomada em milésimos de segundo e pode ser mais difícil do que parece.

Após entrar na curva com velocidade, marcha, RPM e ângulo bem definidos, é hora de introduzir o sobre esterço, que é a fórmula mágica do drift. O Power Slide é o estilo queridinho entre os pilotos, graças a sua facilidade de controle e repetição, já que apenas com a aplicação de potência, acelerando na curva, existe a quebra de aderência dos pneus traseiros.

Para quem não possui um carro de alta potência, outras maneiras de como fazer drift podem ser interessantes como a utilizando embreagem, interrompendo a tração nas rodas traseiras, mudando de marcha sem a rotação correta, travando as rodas traseiras momentaneamente e utilizando o freio de mão, para quebrar a tração das rodas traseiras.

Existem, ainda, técnicas menos usuais de como fazer drift, como a técnica de Travar, a Finta e a Drift de salto, uma das mais arriscadas.

Como fazer drift com segurança

É muito importante que você saiba como fazer drift com segurança, pois, por se tratar de uma é uma modalidade que envolve velocidade, é uma modalidade perigosa. Uma das medidas de segurança principais é praticar as técnicas de drift em locais adequados como kartódromos, autódromos e espaços de escolas especializadas.

Lembre-se de jamais fazer manobras em vias públicas, você pode colocar a sua vida e de outras pessoas em risco.

Além disso, ter carros preparados para a prática de drift é fundamental para garantir sua segurança. Segundo a Confederação Brasileira de Automobilismo, ter equipamentos como gaiola de proteção, extintor de acionamento rápido, cinto de segurança de cinco pontas e banco em forma de concha são tão importantes quanto as técnicas de como fazer drift.

Veja Também

O texto acima "Como fazer drift" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.