Carteira brasileira de automobilismo
Clique nas imagens para ampliar.
O sonho de se tornar um piloto profissional está presente na vida de muitos brasileiros. Para que esse sonho se torne possível, o primeiro passo para iniciar nas competições do automobilismo é obter uma carteira brasileira de automobilismo emitida pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
A CBA emite três categorias de carteiras de piloto atualmente: a PNC (Piloto Novato de Competição), a PGC-B (Piloto Graduado de Competição "B") e a PGC-A (Piloto Graduado de Competição "A". Conforme o piloto vá ganhando experiência e provando suas habilidades, as categorias das carteiras vão subindo respectivamente.
Como ter minha carteira brasileira de automobilismo
Para obter uma carteira brasileira de automobilismo, primeiramente o piloto terá direito a PNC (Piloto Novato de Competição), dando passagem para participar como novato em competições regionais. Para adquiri-la o piloto deverá ser maior de 18 anos e portar CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ou em caso do piloto ter entre 16 e 18 anos incompletos, deve ter participado de campeonatos de Kart anteriormente
O próximo passo é obter a carteira PGC-B (Piloto Graduado de Competição "B"). Uma das principais, e mais recomendadas formas de obtê-la é indo até uma das várias escolas de pilotagem credenciadas pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para fazer um curso válido para ter a sua carteira brasileira de automobilismo.
A carteira brasileira de automobilismo PGC-B também pode ser conquistada provando um bom desempenho do piloto.
E, por fim, para chegar à carteira PGC-A (Piloto Graduado de Competição "A"), o piloto graduado "B" deverá participar de campeonatos nacionais ou estaduais com comprovado alto desempenho.
Importância da carteira brasileira de automobilismo
Para iniciar a sua carreira de piloto, como já dito anteriormente, é importante que você se especialize em uma das escolas credenciadas pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). A CBA é a associação máxima na administração de esportes motorizados no Brasil. Um de seus principais objetivos é difundir e incentivar a prática de todas as modalidades desportivas automobilísticas.
Por coordenar o complexo técnico desportivo do automobilismo brasileiro seguindo regras nacionais e internacionais, ter uma carteira brasileira de automobilismo junto a CBA é o que traz garantia de segurança e credibilidade ao piloto.
É também, através da carteira brasileira de automobilismo junto a CBA que é permitido a participação do piloto em eventos de grande porte, como campeonatos regionais e nacionais. São nesses campeonatos que o piloto ganha visibilidade, podendo mostrar suas habilidades e conquistar novos patrocinadores.
Veja Também
O texto acima "Carteira brasileira de automobilismo" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.